21 de agosto de 2018


Quem vai passar as férias/feriado...Fique atento!
Em alguma casa que permaneceu fechada por muito tempo, também deve ter alguns cuidados antes de se estabelecer no local para descansar, orienta a cartilha elaborada pelo Ministério da Saúde sobre o tema.
Veja a seguir como evitar acidentes com animais peçonhentos
Em casa
Entre com cuidado em locais que ficaram fechadas por muito tempo;
Bata os colchões antes de usá-los;
Sacuda cuidadosamente roupas, sapatos, toalhas e lençóis que ficaram do imóvel no período em que ele permaneceu fechado;
Afaste as camas das paredes e evite pendurar roupas fora dos armários;
Vede frestas e buracos em paredes e assoalhos;
Limpe o interior e os arredores da casa usando luvas, botas e calças compridas;
Evite o acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção próximo à casa;
Nunca coloque as mãos em buracos ou frestas (use uma enxada, um cabo de vassoura ou um pedaço comprido de madeira para mexer nos móveis);
Sempre use luvas ao fazer a limpeza de uma casa fechada por muito tempo;
Caso encontre algum animal peçonhento dentro de casa, afaste-se dele sem assustá-lo.
Fora de casa
Se estiver fazendo um piquenique, verifique cuidadosamente a área em volta do local onde pretende estender a toalha;
Não monte acampamentos próximo de plantações (elas podem abrigar um grande número de roedores, o alimento favorito das cobras);
Não caminhe por regiões de mato alto sem usar calça comprida e botas;
Próximo a matas e na beira de estradas, evite deixar as portas do carro abertas, principalmente ao anoitecer. A mesma precaução vale durante a troca de pneus no acostamento;
Jamais pegue animais peçonhento com as mãos, mesmo que eles pareçam mortos.
Se for picado
Lave o local da picada com água e sabão;
Mantenha a vítima deitada e em repouso;
Evite que a vítima se locomova sozinha (para não favorecer a absorção do veneno);
Mantenha o membro picado mais elevado do que o restante do corpo;
Busque socorro médico imediatamente;
Se for possível (e seguro), leve o animal (mesmo morto) ao local de atendimento médico, para facilitar o diagnóstico;

13 de agosto de 2018



Eles não são insetos, mas caramujos africanos são frequentemente encontrados pela população, principalmente em época de chuvas e em ambientes úmidos. Essa espécie não é nativa brasileira, mas foi introduzida ilegalmente há 20 anos no Paraná, na tentativa de promover alternativa econômica ao “badalado” escargot, muito utilizado na culinária sofisticada. O fracasso na comercialização da espécie levou os criadores a soltarem os animais no ambiente.
A espécie se multiplicou rapidamente por possuir elevado poder de reprodução. “Esses animais são hermafroditas, o que faz com que todos possam botar até 500 ovos de uma só vez. Além disso, por não serem nativos, não possuem predadores naturais”.
Os caramujos africanos, porém, podem transmitir doenças, e devem ser exterminados. “O ideal é que, com a proteção de uma sacola plástica nas mãos, os caramujos sejam colocados em uma bacia com água sanitária”.

8 de agosto de 2018


Dica o porque dedetizar o seu condomínio!
Várias pragas urbanas (a exemplo das baratas, formigas, aranhas e ratos) se escondem em pontos estratégicos de condomínios e prédios. E pelo tamanho da estrutura de concreto, dá para imaginar o tempo que se gastaria até que você encontre, por acaso, um dos vários esconderijos dessas pragas urbanas. Até lá, elas podem ser dezenas ou centenas de pequenos seres prontos para trazer diversos problemas para sua casa.
Realizando o controle de pragas voce estará evitando o problema.

1 de agosto de 2018


Dedetizar e preciso....

Quando foi a última vez que realizou uma dedetização? – Para manter sempre o ambiente seguro, especialistas recomendam que residências, condomínios e outros, realizem uma dedetização a cada seis meses, evitando assim a proliferação destas pragas, isso vale também para roedores, pois a desratização também é essencial, assim como a descupinização para acabar com os cupins.
Aparecimento de novas pragas – Fique atento sempre ao aparecimento de novas pragas, se anteriormente você encontrava esporadicamente formigas e baratas, mas além desses insetos encontrou outras pragas como pulgas, escorpiões, não perca tempo com métodos caseiros, procure uma empresa que vai atender a sua necessidade,realizando o controle de pragas, para que o ambiente volte a ficar saudável e seguro para você e sua família.
Realizando uma reforma? – Caso esteja realizando uma reforma ou mesmo terminando a construção, aproveite esse momento para realizar uma dedetização e evitar que insetos e roedores tome conta do seu ambiente.