25 de dezembro de 2018



De quanto em quanto tempo deve-se realizar dedetização?

Saber de quanto em quanto tempo você deve dedetizar sua residência é fundamental para garantir a saúde dos seus moradores e da própria casa. A presença de insetos sempre pode causar prejuízos para nosso organismo já que eles carregam microrganismo por onde passam. Ele também pode interferir na estrutura da casa causando estragos em portas, janelas, móveis, tubulações entre outros. Por isso o ideal é que sua moradia esteja sempre protegida deles.

Geralmente a dedetização e sugerida com uma frequência média de três em três meses. Esse seria o tempo em que as substâncias usadas nas aplicações ficariam ativas no local. Mas algumas variáveis podem mudar esse tempo para mais ou para menos. A primeira variação é analisar a região onde sua residência está instalada. A atividade dos insetos é intensa no local? Eles possuem acesso livre à sua casa? Os vizinhos estão sendo atingidos? Tudo isso deve ser levado em conta.

13 de dezembro de 2018


Vai viajar? Boa hora para dedetizar!


Dedetizar a casa nesta época facilita muito. Você pode até agendar este serviço para o próprio dia da viagem! Se você programar direitinho os horários, não irá te atrapalhar, pois a dedetização não costuma ser muito demorada (o tempo varia de acordo com o tamanho da residência).
Como você estará ausente, a casa poderá ficar mais tempo com o produto agindo, as pessoas e animais de estimação ficarão mais protegidos.
Aproveite para mandar fazer a limpeza da caixa de água, caso você more em casa. Também é aconselhável fechar o registro geral da água.

5 de dezembro de 2018

Aranhas são Perigosas?


Isto é muito relativo ao tipo de aranhas que tiver encontrado em sua casa, existem aranhas que são absolutamente inofensivas para o ser humano, por outro lado também há uma grande quantidade de aranhas que são peçonhentas!
Para saber se uma aranha é perigosa apenas realmente conhecendo a espécie pois não há indicativos fáceis de serem detectados por pessoas que não trabalhem na área, nem mesmo o tamanho da aranha serve como parâmetro, veja um exemplo a seguir de uma aranha perigosa e de aparência relativamente inofensiva.
Aranha marrom
Uma aranha de aspecto inofensivo com no máximo 4 cm (um terço é o corpo), de aparência frágil, patas finas e longas, a típica aranha que muitos não dariam maior atenção não é mesmo? Então, este é um grande problema, esta aranha possui uma terrível picada que causa necrose dos tecidos afetado, ou seja os tecidos morrem, apodrecem e precisam ser retirados na maior parte dos casos.
Esta não é a única aranha que pode ser uma ameaça dentro de sua casa, existem muitas espécies de aranhas que são relativamente frequentes em áreas urbanas, portanto é bom evitar ter este tipo de problema.
Entre as formas de evitar ter problemas com aranhas em casa a mais segura e realmente eficaz é chamar uma empresa para dedetizar todo o local, desta forma irão eliminar todas as aranhas que possam já estar no local e ainda estará evitando que novas aranhas entrem pelo local estar dedetizado, o que dura de 3 a 6 meses de total segurança

23 de novembro de 2018

RATOS:Mitos e verdades
www.wcdedetizadora.com.br

1) O contato com o rato não transmite leptospirose.
Verdade. A doença é transmitida apenas pela urina do rato, e não pelo animal em si. Por isso, é preciso higienizar bem a casa após qualquer alagamento e evitar o acúmulo de lixo. A leptospirose causa uma infecção sistêmica (em todo corpo), que geralmente leva a sangramentos, insuficiência renal e, em alguns casos, até mesmo à morte.

2) A mordida do rato causa uma ferida que some sozinha.
Verdade. A cicatrização da ferida acontece rapidamente, mesmo sem tratamento. O problema é que mesmo os roedores sadios hospedam, na garganta, bactérias que causam uma forte infecção.
Dez dias depois da cicatrização, é comum aparecerem sintomas como febre, diarréia, dores pelo corpo e vômito. Diante de uma mordida, lave bem o local com água e sabão e procure ajuda médica imediatamente.
3) Locais sujos e com resto de comidas atraem ratos.
Verdade. Quanto mais lixo, maior a chance da população de ratos aumentar. Armazéns abandonados, locais de depósito de lixo, proximidade de esgotos são ambientes propícios para o aparecimento dos roedores, que procuram a superfície quando esses locais são alagados.

4) Os ratos só frequentam os quintais e não fazem ninho dentro de casa.
Mentira. Os ratos facilmente entram em casas, principalmente se restos de comidas estiverem presentes no ambiente, já que estão sempre em busca de alimentos. Eles podem entrar através de frestas, janelas e portas.

5) Só a urina do animal que transmite doença.
Mentira. Além da urina, a pulga do rato pode trazer prejuízos para saúde. Ela é transmissora da Yersinia pestis, bactéria causadora da Peste Bubônica, doença que causa tremedeiras, delírios e dores por todo o corpo. O tratamento é feito com antibióticos.

6) Em época de chuvas fortes, é mais comum o aparecimento desses animais.
Verdade. Quando há o enchimento das galerias de esgoto, os ratos precisam procurar alimentos e abrigos e, normalmente, encontram dentro da casas.

7) Os ratos não deixam sinais por onde passam.
Mentira. É possível perceber quando um rato passou por determinado ambiente. Alguns dos sinais são fezes, roeduras e até pequenas tocas que podem ser encontradas em cantos de muros.

8) A ingestão de alimentos contaminados por ratos pode causar problemas para saúde
Verdade. Ingerir qualquer alimento contaminado pelas fezes do rato pode causar salmonelose, mal que ocasiona diarréia intensa e fortes dores abdominais.



22 de novembro de 2018


Chuva e Calor: Insetos por todos os lados...

É só fazer um pouquinho de calor, aquele tempinho abafado antes da chuva e pronto, a cidade parece ficar infestada de insetos, alguns bonitinhos como cigarras e borboletas, outros nem tanto. E não estamos a salvo nem em nossas casas, com o surgimento de pernilongos, baratas e mariposas, muita gente perde o sono. Mas por que será que esses bichinhos surgem nessa época do ano?

Os insetos também são muito influenciados pelo clima. “O início da época chuvosa funciona como um relógio biológico que faz com que eles passem da fase juvenil para a adulta, e desse modo possam sincronizar seus encontros no período de acasalamento”, explica.

Quer fugir?

Insetos urbanos como pernilongos e baratas estão sempre em busca de abrigo e alimento, por isso, acabam indo parar dentro das casas. Para evitá-los, o ideal ainda é proteger as portas e janelas com telas e dedetizar. O uso do ar condicionado e ventilador, também pode ajudar na manutenção do ambiente, pois além de manter o ar mais fresco, o vento produzido por esses aparelhos atrapalha o voo dos insetos.

Outra questão interessante é a atração que esses bichinhos têm por lâmpadas, especialmente mariposas, “isto está associado na verdade a um estímulo destes organismos por determinados comprimentos de onda luminosa. Muitos tipos de lâmpadas emitem determinado comprimento de onda que atrai os insetos, especialmente os voadores, e neste caso deve-se evitá-las procurando outros tipos de lâmpadas”.

E quando o calor some?

O que acontece é que quando o tempo fica mais frio e seco, os insetos procuram lugares mais úmidos para se esconder, como bueiros. Além disso, “Condições de tempo mais adversas ou mesmo temporais acabam também por reduzir parte de sua população”.

Durante a primavera, as temperaturas começam a se elevar gradativamente até o verão, a estação mais quente do ano,as temperaturas ocorre de forma potencializada”.

Nessa época do ano os dias costumam ser mais quentes com chuva no fim da tarde, o que pode acelerar o metabolismo desses insetos, os ovinhos eclodem e as larvas se desenvolvem mais rapidamente, por isso, é preciso estar alerta principalmente com os casos de dengue, que se potencializam no verão.

14 de novembro de 2018


"A INCIDÊNCIA DE INSETOS E DEMAIS PRAGAS CRESCE COM O CALOR"

A chegada do verão e o calor característico da estação, aumenta a incidência das pragas urbanas. São escorpiões, baratas, ratos, pernilongos, entre outros insetos e pequenos animais, que se proliferam no ambiente das cidades e oferecem risco à saúde humana. Além disso, as chuvas recorrentes na região durante essa época também acabam elevando o nível de umidade, que é mais um elemento que oferece condições favoráveis para a proliferação desses animais.

Um ambiente propício e com fonte de alimentação  dois fatores que devem ser observados para evitar o aparecimento das pragas urbanas. Nesse sentido, um local sujo e mal conservado, com lixo, entulhos e restos de alimentos acabam atraindo esses pequenos animais e favorecendo a sua reprodução. a praga mais recorrente é o escorpião, cuja picada pode provocar dor, inflamação e podendo levar até à morte.

Outros animais comuns são as moscas, pernilongos e o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya. Além disso, os carrapatos, baratas, moscas e caramujos, por exemplo, também podem causar problemas: o primeiro  incomodo e a repugnação, seguida de infecções e gastroenterite. “Depende de cada situação e de cada inseto. Pode ser que a pessoa nem se contamine, mas é preciso cuidar. As medidas preventivas são melhores do que as consequências, depois de instalado o problema. Ao notar qualquer mudança ou sintoma é preciso procurar ao médico”.

Para evitar a presença destes animais algumas medidas preventivas, sendo a principal manter o ambiente limpo, bem como utilizar repelentes, telar a residência, vedar portas e janelas e tampar ralos. “Tem que se atentar a duas situações: recolher o lixo e dar um direcionamento correto para tal, tendo vista que o lixo depende da consciência da população. Muitos retiram os resíduos de suas casas, mas deixam em terrenos baldios ou jogam nas ruas. Assim, está só movendo o problema de lugar e não terá eficácia”,.

5 de novembro de 2018


Os cupins comprometem até a estrutura dos imóveis!

Nunca subestime um rastro de cupim. Num trabalho quase sempre silencioso, estes insetos são capazes de comprometer móveis e estruturas inteiras de uma moradia. E, quando são descobertos, é possível que já estejam no local há mais de três anos. Por essa razão, a prevenção ainda é a arma mais poderosa contra essa praga.
A cidade oferece condições que esses animais adoram, como a mata que se mistura com os bairros e a umidade.
E agora, com a chegada do verao, aumenta a incidência, já que nos dias mais quentes começam as revoadas. Neste momento, eles estão na forma daquelas aleluias que ficam em volta da luz. Muita gente vê esses bichos e nem sabe que é cupim.
Conforme os insetos se alimentam, geram fezes no formato de pequenos granulados, aquele “pó” comumente reconhecido como um indicativo de cupim.
Quando são altas, as infestações podem comprometer toda a estrutura ou o alicerce da construção, condenando o imóvel pelo consequente risco de desabamento.
Existe dois tipos de imóveis: os que já sofreram ataques do inseto e os que ainda vão sofrer.
Por isso a prevenção é tão importante. Os brasileiros ainda não adotaram a cultura de se antecipar ao problema e, muitas vezes, acabam pagando um alto preço por isso.
Numa rápida comparação, um armário de cozinha que custou R$ 5 mil reais pode ser totalmente destruído pelos insetos, até que a infestação seja descoberta. Enquanto isso, um trabalho preventivo teria custado aproximadamente 10% do valor do móvel.

26 de outubro de 2018

A Picada e o Veneno da Aranha Marrom
A aranha marrom é extremamente venenosa, e é conhecida por que tem uma picada que é capaz de matar o local onde o veneno atingiu, fazendo a pele apodrecer (necrose). Elas possuem seis olhos de cor branca, e podem medir até 12 centímetros, e obviamente, como o nome diz, todas tem a cor marrom. Normalmente elas são encontradas na natureza e são prejudiciais até para os animais que entram em contato com essa perigosa aranha, alguns Insetos e Aranhas até podem conviver com certa harmonia.Essa aranha pode se alimentar de pequenos insetos como grilos ou louva-a-deus, por exemplo.
Inofensividade aparente
Seu tamanho pequeno não amedronta, fazendo muitas pessoas com pouco conhecimento sobre as aranhas, pensarem que a cuja não é venenosa, assim acabam entrando em contato com a aranha e sendo picados. A aranha marrom se caracteriza também por não atacar, não é um aracnídeo nada agressivo, muito pelo contrário, na área doméstica elas costumam passar os dias escondidas atrás de móveis ou em peças da casa que não sejam muito frequentadas, e só saem dos seus “esconderijos” á noite.

17 de outubro de 2018


Qual a melhor forma de fazer o controle de pragas?

O controle de pragas deve ser feito periodicamente, mas o que normalmente acontece é esperar que os animais retornem para dedetizar novamente. Porém, essa medida não é adequada, pois uma vez que eles se multiplicam, fica mais complicado conseguir retirá-los.
O ideal é que faça a dedetização a cada 90 dias, ou pelo menos semestralmente.
Se não for possível manter uma periodicidade na dedetização, deve-se fazê-la antes do verão, ou seja, antes que os animais de reproduzam. Esperar essa época do ano é o maior erro que se pode cometer nessa área.

15 de outubro de 2018

Calor e chuvas...

Favorecem a infestação de pragas como baratas,formigas,ratos...
Você já deve ter notado a presença de mais formigas, baratas e de outros tantos insetos indesejados. Mas por que eles aparecem tanto nesta época do ano?
A proliferação deve-se ao calor e também pela chuva e a presença maior dos insetos é vista tanto na primavera quanto no verão.
“Na primavera, muitos se alimentam de plantas, porque as árvores ficam floridas e mais frutíferas. E devido à chuva, por conta do calor, o solo se torna mais úmido, a grama, mais verde, favorecendo a vida dos insetos”.
Neste caso, é como se a própria natureza desse uma “forcinha” para os animais. Ou seja, os insetos acabam se beneficiando deste ciclo entre as estações. “Há os que se alimentam das plantas que estão disponíveis nesta época e outros que comem outros insetos. Na verdade, existe uma relação direta entre planta e insetos.
O problema é quando estes animais contaminam alimentos após suas patas entrarem em contato com a comida. Habituados ao ambiente dos seres humanos, acabam transmitindo doenças encostando no nosso corpo ou em objetos de uso pessoal.

9 de outubro de 2018

Partenogênese ; Todos se reproduzem

A reprodução do escorpião amarelo ocorre através de partenogênese de maneira que existem somente fêmeas. Todos os escorpiões podem dar a luz a filhotes sem que precisem se acasalar. Esse fato torna muito mais fácil a dispersão dos escorpiões devido a sua possibilidade de se adaptar a diferentes ambientes. Quando os escorpiões são levados para outro local – feita por introdução passiva – eles se instalam e conseguem se proliferar com muita rapidez.
A partenogênese é rara entre os escorpiões sendo um dos fatores que destaca essa espécie das demais. Basicamente a partenogênese consiste na capacidade de reprodução sem que seja necessária a fecundação. Dessa forma não é necessário que se forme um casal de escorpiões.

2 de outubro de 2018


O verão, a estação mais badalada do ano, não traz apenas diversão. É neste período, que ocorre o aumento da incidência de insetos.A umidade do ar e as altas temperaturas, realmente, estimulam as atividades reprodutivas dos insetos, provocando sua proliferação. Então, para livrar sua casa desse incômodo, todo cuidado é pouco. Além de serem asquerosos, alguns deles ainda podem provocar doenças.
A limpeza dos lares e a dedetização sao uma boa arma para se combater insetos...
- Há venenos específicos para cada tipo de inseto. A pessoa precisa saber quais as espécies que estão proliferando em seus lares antes de contratar o serviço.
Insetos voadores como:Baratas,cupins,pernilongos são atraídos pela luz .

27 de setembro de 2018

Pragas comuns na primavera


Com a chegada da primavera, pragas como formigas, lagartas e cupins começam com sua fase de proliferação. As revoadas de cupins são tradição nesse período do ano e os siriris ficam voando ao redor das lâmpadas em busca de novas colônias.

Os cupins de solo são os mais perigosos, pois eles se aproveitam de rachaduras e imperfeições em edificações, invadindo residências e alimentando-se de materiais à base de celulose, tais como madeira, livros antigos, armários embutidos, guarnições, batentes e rodapés, por exemplo. A formiga urbana e as moscas também chegam e se instalam em hospitais, residências e restaurantes por meio de caixas de madeira, lixo, vasos de planta e objetos em geral.

Outra praga muito comum nessa temporada são as baratas, que como têm contato direto e constante com resíduos, restos de alimentos e esgoto, são capazes de transmitir vários tipos de fungos, bactérias e doenças como cólera, tétano, toxoplasmose, entre muitas outras. No caso da barata, ela se reproduz rapidamente, chegando a colocar entre 250 e 400 ovos em todo o seu ciclo de vida.
O fato é que mesmo antes do verão dar as caras, as pragas já estão buscando seus habitats para começarem a se proliferar, como é o caso do cupim, das baratas, dos roedores e das formigas urbanas.

24 de setembro de 2018


ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTO.

1 - ESCORPIÕES
Os escorpiões, dentre os aracnídeos, são os que mais frequentemente causam acidentes. Os mais comuns no Brasil são: Tytius bahiensis (escorpião preto) e Tytius serrulatus (escorpião amarelo)

Frequentemente, a picada de escorpião é seguida de dor (moderada ou intensa) ou formigamento do local do acidente.
Tais sintomas (dor, formigamento) podem ser tratados com analgésico ou bloqueios anestésicos locais, além de observação do surgimento de outros sintomas por, no mínimo, 6 a 12 horas, principalmente em crianças menores de 7 anos e idosos.

São sintomas de gravidade que merecem ser observados com atenção:

Náuseas ou vômito
Suor excessivo
Agitação
Tremores
Salivação
Aumento da freqüência cardíaca (taquicardia) e da pressão arterial,
Neste caso, procurar atendimento hospitalar o mais rápido possível, mantendo o paciente em repouso, para avaliação da necessidade de soroterapia anti-escorpiônica, levando o animal para identificação, se possível.

2 - ARANHAS
As principais aranhas causadoras de acidentes no Brasil,

são a Phoneutria (armadeira),

a Loxosceles (aranha marrom),

a Lycosa (tarântula)

e a caranguejeira.

A armadeira quando surpreendida coloca-se em posição de ataque, apoiando-se nas pernas traseiras, ergue as dianteiras e procura picar. A picada causa dor imediata, inchaço local, formigamento, sudorese no local da picada. Deve-se combater a dor com analgésicos e observação rigorosa de sintomas.

A preocupação deve ser com o surgimento de vômitos, aumento da pressão arterial, dificuldade respiratória, tremores, espasmos musculares, caracterizando acidente grave. Assim, há necessidade de internação hospitalar e soroterapia.

A aranha marrom provoca menos acidentes, sendo pouco agressiva. Na hora da picada a dor é fraca e despercebida, após 12 a 24 horas, dor local com inchaço, naúseas, mal estar geral, manchas, bolhas e até necrose local. Nos casos graves, a urina fica cor de coca-cola. Orienta-se procurar atendimento médico para avaliação.

A tarântula (aranha que vive em gramados ou jardins) pode provocar pequena dor local, podendo evoluir para necrose. Utiliza-se analgésicos para tratamento da dor e não há soroterapia específica, assim como para as caranguejeiras.

COMO EVITAR ACIDENTES POR ARANHAS E ESCORPIÕES
Manter jardins e quintais limpos. Evitar o acúmulo de entulhos, lixo doméstico, material e construção nas proximidades das casas, inclusive terrenos baldios.
Evitar folhagens densas (trepadeiras, bananeiras e outras) junto às casas; manter a grama aparada.
Em zonas rurais, casas de campo, sacudir roupas e sapatos antes de usar.
Não pôr a mão em buracos, sob pedras, sob troncos "podres".
O uso de calçado e de luvas pode evitar acidentes.
Vedar as soleiras das portas e janelas ao escurecer.

12 de setembro de 2018




Vai locar um imóvel, fica a dica:

Quando for alugar um imóvel seja para temporada ou não...Para garantir que o seu sossego não seja atrapalhado por inconveniências, como pragas na casa de praia em que você e sua família ou amigos estão, é preciso estar atento. Baratas, cupins, traças e mosquitos estão entre os insetos que costumam aparecer. Geralmente, o calor, a manutenção inadequada e a falta de limpeza no local ou no entorno contribuem para o surgimento das pragas. Além disso, esse tipo de imóvel costuma ficar fechado por longos períodos, o que exige cuidados.


Fique atento ao espaço:

Especialistas indicam uma visita preliminar ao local antes de fechar qualquer tipo de contrato. Certifique-se da limpeza da casa. Alguns espaços exigem faxina periódica e, caso o serviço não esteja em dia, podem aparecer problemas. A caixa d’água, por exemplo, necessita de limpeza a cada seis meses. Outra dica importante é olhar o estado de conservação de armários da cozinha, do banheiro e dos móveis embutidos dos quartos.
Verifique com cuidado se há algum sinal de cupim ou traças, o que pode atingir suas roupas e pertences.
Especialistas do setor sugerem ainda que outras partes da casa sejam observadas: cheque se os rodapés estão soltos, as paredes descascando, o gesso do forro acumulando sujeira e teias de aranha. Também vale verificar se algum dos móveis ou o rodapé soltam aquele já conhecido pozinho. Essas situações podem indicar a presença de pragas como cupins e traças no imóvel. E lembre-se de dar uma olhada nos utensílios, caso estejam disponíveis. Fique de olho também em carapaças ou ovos de insetos nas quinas das paredes e atrás dos móveis.
No caso de imóveis com piscina, observe se o espaço está limpo. Você pode questionar o responsável pelo aluguel sobre o tratamento da água e se será necessário fazer algo específico durante a sua estadia para eliminar as pragas. Avaliar ainda o estado do jardim e do quintal, bem como da entrada da casa e arredores: a grama está aparada ou há mato e sujeira por ali? Fique atento, pois a presença de pragas na casa de praia, além do transtorno, pode trazer problemas à saúde e comprometer esse período tão esperado.


Dedetização X tranquilidade garantida

Além de observar todas as dicas anteriores, para evitar transtornos, o melhor é optar por espaços que tenham passado por dedetização. Nesse caso, o responsável pela casa deve contratar uma empresa especializada para garantir ao locatário uma estadia tranquila.

6 de setembro de 2018

Danos causado por RATOS.

As três espécies de rato causam prejuízos que, apesar de não serem muito bem calculados, são realmente grandes.
O rato-de-telhado prefere alimentar-se de cereais, mas, na falta deles, pode passar a devorar muitas outras coisas.
A ratazana alimenta-se de cereais, ovos, pintinhos, pequenos patos, coelhos, animais mortos, entre outras coisas.
E o camundongo alimenta-se simplesmente de tudo o que encontra nas despensas e cozinhas.
A ratazana e o rato-de-telhado comem grandes proporções de um mesmo alimento. Os camundongos, ao contrário, ingerem pequenos bocados de cada porção de alimento encontrado.
Muitos pensam que os ratos, no campo, limitam-se a atacar os produtos de origem vegetal já colhidos e armazenados. No entanto, eles devoram também sementes recém-semeadas e plantadas. Na verdade, muitas vezes, os danos nas plantações são feitos por roedores nativos.
Nas construções usadas para armazenagem e nas residências, além dos alimentos, os ratos danificam os cabos de telefone e provocam incêndios, pois roem as instalações elétricas. Estragam sacarias, roupas, livros, objetos de madeira, entre muitos outros. Além disso, podem contaminar os alimentos e a água com agentes causadores de doenças. Suas pulgas atacam o homem e podem também disseminar diversas doenças.

2 de setembro de 2018



DICAS PARA A CASA ficar LIVRE DE INSETOS
Todo mundo já se deparou com insetos dentro de casa. Desde mosquitos e moscas mais comuns, até escorpiões, besouros, cigarras, aranhas e as temidas baratas. É difícil manter todos os insetos afastados o tempo inteiro, mas há cuidados que podem ser tomados para evitar muitas visitas indesejadas e, principalmente, infestações.
A presença dos insetos se deve a vários fatores, entre eles a proximidade de áreas verdes, o desequilíbrio ambiental da região, o clima, a disponibilidade de alimentos e existência de locais nos quais os insetos possam viver e se reproduzir.
Vai ai umas dicas essenciais para lidar com os insetos e mantê-los  longe de sua casa:

1. MANTENHA A CASA LIMPA
O primeiro passo para quem quer manter os insetos longe de casa, é mantê-la sempre higienizada, livre de acúmulos de poeira e restos de alimentos. 
Um ambiente com locais de difícil acesso para limpeza pode esconder ninhos e moradias de vários tipos de insetos. Procure limpar periodicamente atrás e embaixo de móveis e eletrodomésticos, evitando criar ambientes atrativos para baratas, aranhas e formigas.

Evite ter objetos acumulados sem uso em sua casa. Use caixas e embalagens que possam ser fechadas e protegidas dos insetos. Objetos que não são utilizados por longos períodos de tempo e costumam acumular poeira, devem ser guardados em depósitos ou guarda-volumes.

A cozinha é um local que merece atenção especial. Mantenha os eletrodomésticos higienizados e o chão e a pia sempre limpos. Uma dica é sempre usar um produto desinfetante, ou mesmo água fervente, para limpar a bancada e a pia, que costumam acumular sujeira da louça suja e do preparo dos alimentos. 

2. ELIMINE AS FONTES DE ALIMENTO
Os restos de alimentos são muito atrativos para insetos como baratas e formigas. Em ambientes nos quais esses insetos já estão presentes, poucas horas podem ser o suficiente para que eles apareçam, então não deixe a comida desprotegida e louças sem lavar por muito tempo. 
Se você tem um animal em casa, tome cuidado com a comida dele, para que também não fique exposta e atraia insetos. Existem, inclusive, alguns modelos de comedouros desenvolvidos para impedir o acesso de insetos, deixando os potes elevados do chão ou incluindo uma barreira de água para que os bichinhos não entrem. 
O lixo é outra fonte de alimento para insetos. Use sempre lixeiras com tampa e as mantenha bem fechadas. O lixo orgânico deve ser retirado de casa sempre que possível, de preferência nos dias em que será recolhido, e o lixo reciclável deve ser lavado antes do descarte. As latas de lixo também devem ser limpas com frequência, evitando o acúmulo de sujeira ao fundo.

3. TELAS E PROTEÇÕES NAS PORTAS
Telas do tipo “mosqueteiras” e proteções na parte inferior das portas funcionam como barreiras físicas contra insetos. 
Existem vários tipos e modelos que podem ser instalados, tanto permanentes quanto removíveis. As proteções para portas impedem principalmente a entrada de baratas, mas também diminuem a quantidade de poeira que entra por esses espaços. 
As telas nas janelas e portas mantém a ventilação e a iluminação dos ambientes e, assim, não é preciso passar calor para afastar os mosquitos, moscas e outros insetos voadores. Há também opções de telas que são instaladas ao redor de camas e berços, protegendo de picadas durante a noite, especialmente as crianças, que costumam ser mais alérgicas.

4. CUIDE DAS PLANTAS E DA ÁGUA PARADA
Morando em apartamento ou casa, é importante tomar cuidado com quaisquer locais ou objetos que tenham água parada. As campanhas contra dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos destacam a importância de não deixar objetos acumularem água nos quintais e varandas, incluindo as plantas e seus vasos. 
Além do cuidado com os vasos, saiba que algumas plantas atraem ou afastam determinados tipos de insetos, então verifique sempre o seu jardim ou horta para ter certeza de que ele não está trazendo insetos indesejados para dentro de casa.

Se você pretende começar um jardim em casa, tome os cuidados apropriados e sempre leve para casa plantas de boa procedência para evitar que tragam novas infestações.
5. USE AS ARMAS CERTAS
É importante usar as armas certas contra os insetos. Existem algumas receitas caseiras que podem funcionar bem e que não causam efeitos colaterais graves para humanos e animais domésticos. Se esse tipo de solução não funcionar,
Você pode escolher a ajuda de um profissional, ele saberá usar o inseticida certo para lidar com o problema. 

21 de agosto de 2018


Quem vai passar as férias/feriado...Fique atento!
Em alguma casa que permaneceu fechada por muito tempo, também deve ter alguns cuidados antes de se estabelecer no local para descansar, orienta a cartilha elaborada pelo Ministério da Saúde sobre o tema.
Veja a seguir como evitar acidentes com animais peçonhentos
Em casa
Entre com cuidado em locais que ficaram fechadas por muito tempo;
Bata os colchões antes de usá-los;
Sacuda cuidadosamente roupas, sapatos, toalhas e lençóis que ficaram do imóvel no período em que ele permaneceu fechado;
Afaste as camas das paredes e evite pendurar roupas fora dos armários;
Vede frestas e buracos em paredes e assoalhos;
Limpe o interior e os arredores da casa usando luvas, botas e calças compridas;
Evite o acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção próximo à casa;
Nunca coloque as mãos em buracos ou frestas (use uma enxada, um cabo de vassoura ou um pedaço comprido de madeira para mexer nos móveis);
Sempre use luvas ao fazer a limpeza de uma casa fechada por muito tempo;
Caso encontre algum animal peçonhento dentro de casa, afaste-se dele sem assustá-lo.
Fora de casa
Se estiver fazendo um piquenique, verifique cuidadosamente a área em volta do local onde pretende estender a toalha;
Não monte acampamentos próximo de plantações (elas podem abrigar um grande número de roedores, o alimento favorito das cobras);
Não caminhe por regiões de mato alto sem usar calça comprida e botas;
Próximo a matas e na beira de estradas, evite deixar as portas do carro abertas, principalmente ao anoitecer. A mesma precaução vale durante a troca de pneus no acostamento;
Jamais pegue animais peçonhento com as mãos, mesmo que eles pareçam mortos.
Se for picado
Lave o local da picada com água e sabão;
Mantenha a vítima deitada e em repouso;
Evite que a vítima se locomova sozinha (para não favorecer a absorção do veneno);
Mantenha o membro picado mais elevado do que o restante do corpo;
Busque socorro médico imediatamente;
Se for possível (e seguro), leve o animal (mesmo morto) ao local de atendimento médico, para facilitar o diagnóstico;

13 de agosto de 2018



Eles não são insetos, mas caramujos africanos são frequentemente encontrados pela população, principalmente em época de chuvas e em ambientes úmidos. Essa espécie não é nativa brasileira, mas foi introduzida ilegalmente há 20 anos no Paraná, na tentativa de promover alternativa econômica ao “badalado” escargot, muito utilizado na culinária sofisticada. O fracasso na comercialização da espécie levou os criadores a soltarem os animais no ambiente.
A espécie se multiplicou rapidamente por possuir elevado poder de reprodução. “Esses animais são hermafroditas, o que faz com que todos possam botar até 500 ovos de uma só vez. Além disso, por não serem nativos, não possuem predadores naturais”.
Os caramujos africanos, porém, podem transmitir doenças, e devem ser exterminados. “O ideal é que, com a proteção de uma sacola plástica nas mãos, os caramujos sejam colocados em uma bacia com água sanitária”.

8 de agosto de 2018


Dica o porque dedetizar o seu condomínio!
Várias pragas urbanas (a exemplo das baratas, formigas, aranhas e ratos) se escondem em pontos estratégicos de condomínios e prédios. E pelo tamanho da estrutura de concreto, dá para imaginar o tempo que se gastaria até que você encontre, por acaso, um dos vários esconderijos dessas pragas urbanas. Até lá, elas podem ser dezenas ou centenas de pequenos seres prontos para trazer diversos problemas para sua casa.
Realizando o controle de pragas voce estará evitando o problema.

1 de agosto de 2018


Dedetizar e preciso....

Quando foi a última vez que realizou uma dedetização? – Para manter sempre o ambiente seguro, especialistas recomendam que residências, condomínios e outros, realizem uma dedetização a cada seis meses, evitando assim a proliferação destas pragas, isso vale também para roedores, pois a desratização também é essencial, assim como a descupinização para acabar com os cupins.
Aparecimento de novas pragas – Fique atento sempre ao aparecimento de novas pragas, se anteriormente você encontrava esporadicamente formigas e baratas, mas além desses insetos encontrou outras pragas como pulgas, escorpiões, não perca tempo com métodos caseiros, procure uma empresa que vai atender a sua necessidade,realizando o controle de pragas, para que o ambiente volte a ficar saudável e seguro para você e sua família.
Realizando uma reforma? – Caso esteja realizando uma reforma ou mesmo terminando a construção, aproveite esse momento para realizar uma dedetização e evitar que insetos e roedores tome conta do seu ambiente.